Escolha o idioma | Choose language

Transplante Capilar/Transplante de Sobrancelhas

O que é?

É a retirada de alguns fios de cabelo de uma região doadora, da própria paciente, que não sofre influência genética e hormonal (região posterior e lateral da cabeça) e a implantação na região calva. Podendo ser realizado de diversas formas e técnicas como a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) e a técnica FUT (Follicular Unit Transection) para extração e diversas formas de implantação dos fios.

Quais as indicações?

O transplante capilar, também conhecido popularmente como implante capilar ou transplante de cabelo, nas mulheres é indicado em casos de alopécia androgenética importante (calvície feminina) ou ainda em casos de doenças do couro cabeludo estabilizadas e em tratamento por algum período de tempo sem resolução completa.   É também indicado em casos de queimaduras ou perda de cabelos por tração.   As mulheres que apresentarem os seguintes sintomas, devem levar em consideração uma consulta para uma avaliação capilar:
  • Enfraquecimento dos fios
  • Falhas de cabelo na região da frente do couro cabeludo
  • Falhas de cabelo no topo da cabeça
Algumas mulheres que não sofrem com a queda de cabelos ou calvície, mas que se incomodam com o tamanho da região da testa, têm buscado cada vez mais a solução por meio do transplante capilar.

Como é a cirurgia / procedimento?

A técnica FUE, preferência do Dr. Túlio Martins em grande maioria dos casos, é uma cirurgia que consiste em extrair fios de cabelo de uma área doadora da paciente e transplantá-los para um lugar sem cabelos, implantando fio por fio, mantendo preservadas as raízes. A área doadora por esse técnica deve ser raspada, porém a área receptora não, podendo assim cobrir com os fios longos a área que precisou ser raspada para a retirada, trazendo um aspecto normal e não conseguindo identificar que o procedimento foi feito.

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora através de múltiplas pequenas incisões. Após a extração, o cirurgião faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis.

Na técnica FUT, muito utilizada em mulheres, uma faixa de couro cabeludo da região posterior da cabeça é retirada e a sutura é feita no local. Essa faixa de cabelo vai para o microscópio e as unidades foliculares são separadas e depois implantadas como na técnica anterior. Nesse método não precisamos raspar a parte posterior da cabeça, apenas a parte que irá ser retirada a faixa, porém temos o inconveniente da sutura na região e depois retirada de pontos. A cicatriz não é um problema nesse caso devido ficar sempre escondido pelos cabelos longos.

O transplante pode ser realizado em mais de uma sessão se for necessário, de modo a preencher a maior parte das zonas calvas do couro cabeludo.

O transplante também pode ser efetuado nas sobrancelhas tal como no couro cabeludo, usando as mesmas técnicas anteriormente descritas.

Benefícios do procedimento

O resultado é extremamente satisfatório, pois devolve para as mulheres sua autoestima, que na grande maioria , está diretamente ligada com o aspecto e volume dos fios, dando uma aparência mais saudável e natural. A cicatrização acontece em até duas semanas. Porém já no mesmo dia da cirurgia a paciente vai para casa e no dia seguinte pode retornar às suas atividades diárias com os devidos cuidados orientados.

Em geral, é possível perceber uma diferença bem notável cerca de seis meses depois de ter feito a cirurgia. Porém somente após um ano de cirurgia é observado o resultado final devido as fases de crescimento dos fios.

É uma opção segura com resultados duradouros, praticamente não deixa cicatrizes e necessita de um curto período de recuperação.

Principais dúvidas

Sim, algumas pessoas não são indicadas para esse tipo de tratamento, como: mulheres com perda em todo o couro cabeludo, pessoas com alopecia areata grave, pessoas com poucas zonas de cabelo que pode ser utilizado no transplante, pessoas que perderam o cabelo devido à alguma doença ou medicação
Esse procedimento é minimamente invasivo e é feito com anestesia local na paciente, de modo que ela não deve sentir dor.
Devem ser tomados analgésicos para reduzir a dor, antibióticos para diminuir os riscos de ocorrer inflamação, anti-inflamatórios para aliviar o inchaço da região do couro cabeludo. O paciente deve evitar tomar sol por 30 dias, não usar capacete por um período de 10 dias e não entrar em piscina, rio ou mar por 15 dias. Siga todas as recomendações do seu cirurgião.
O cabelo transplantado cresce em um prazo entre 8 e 12 meses após a cirurgia.
O cabelo transplantado é mais resistente à queda, mas isso não é garantia de que ele nunca vá cair. Por isso, é importante fazer um acompanhamento e um tratamento dermatológico após a cirurgia.
O transplante não deixa cicatrizes visíveis.
Esse procedimento tem baixa gravidade e poucos casos de complicações, que podem incluir: sangramentos, infecções, dormência no couro cabeludo, prurido e foliculite.
O implante é feito com fios artificiais que são colocados no couro cabeludo. Já no transplante, são retirados folículos da própria pessoa e implantado nos locais em falta. Dessa forma, as chances do corpo rejeitar os fios são muito baixas e é possível obter resultados mais satisfatórios e naturais.
Sim, eles podem cair e vão voltar a nascer em alguns meses. O resultado final deve ser visto em um ano.
O cabelo pode ser lavado no dia seguinte, seguindo as orientações dadas por seu cirurgião.
Depoimentos

Veja o que os pacientes dizem

Por que operar com o Dr. Tulio?

Médico Cirurgião Plástico com certificações internacionais, é referência em transplante capilar pela técnica FUE, lipoaspiração HD/LAD e lipolaser, abdome pós gestação, mamoplastia e rinoplastia, e atende no Leblon e em Duque de Caxias.

Assista o vídeo e entenda porque você deve realizar seu sonho com o Dr. Tulio