Escolha o idioma | Choose language

Abdominoplastia

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia que remove o excesso de pele e gordura do abdômen. A cirurgia também faz a plicatura dos músculos para definir o contorno corporal desse local.

Quais as indicações?

É indicada para mulheres que perderam muito peso ou engravidaram e ficaram com a pele flácida na região do abdome. Essa perda de peso pode ocorrer por diversas questões, como em mulheres após a gravidez, mudança de dieta, problemas emocionais etc.

Também é indicado para pessoas que queiram remover estrias na barriga, desde que elas estejam associadas à flacidez. Em casos de diástase (separação entre os músculos reto-abdominais), fraqueza muscular e flacidez, a abdominoplastia é um excelente procedimento para corrigir isso.

Como é feita a abdominoplastia?

É preciso que o paciente passe por uma avaliação pré-operatória, que envolve alguns exames para verificar se existe algum risco.

Durante uma abdominoplastia, o excesso de pele e gordura são removidos do abdômen. A pele é então colocada de volta sobre os contornos recém-reposicionados para criar uma aparência mais suave e tonificada. A cirurgia dura em torno de 2 horas.

É importante que o paciente tome alguns cuidados antes de realizar o procedimento, evitando beber, fumar ou tomar medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento. Medicamentos para emagrecer também não devem ser tomados em um prazo de 30 dias antes da cirurgia.

Benefícios do procedimento

O procedimento visa melhorar o contorno do abdômen dos pacientes, retirando a aparência de flacidez da pele e devolvendo a liberdade de se sentir bem com seu próprio corpo! Ela ajuda a deixar a barriga lisa e dura, além de permitir remover estrias e cicatrizes nessa região.

Principais dúvidas

A recuperação é tranquila e leva, em média, 30 dias, sendo que nas 4 primeiras semanas, a paciente não deve realizar esforços físicos e deve usar uma cinta abdominal.

O procedimento deixa uma cicatriz de tamanho variável de acordo com a flacidez, mas a cirurgia é feita de modo a deixá-la na parte mais baixa possível do abdômen, de modo que possa ser escondida facilmente por um biquíni. A cicatriz leva cerca de 1 ano para atingir sua aparência final.
Cerca de 25% dos pacientes têm o seroma como complicação decorrente da abdominoplastia. O seroma é um acúmulo de líquido na espessura da parede abdominal que precisa ser drenada, o que pode ser feito no próprio consultório, sem a necessidade de internação ou outra cirurgia. Na recuperação da abdominoplastia, como em qualquer outra cirurgia, há riscos de infecção, hemorragia, necrose e tromboembolismo, mas que podem ser evitados tomando os cuidados recomendados pelo médico.
O resultado começa a ganhar forma com 3 meses de cirurgia, porém pode demorar até 1 ano para o melhor resultado possível.
Deve ser aguardado o prazo de 2 anos para engravidar por segurança, mas será importante controlar o peso de forma segura com acompanhamento médico durante a gestação para não perder o resultado.
O período é de cerca de 24 horas.
Sim, a alimentação deve ser normal, evitando apenas alimentos que podem provocar o acúmulo de gases.
Ela deve ser usada por 30 dias após a cirurgia, podendo ser retirada apenas para tomar banho e depois mais 30 dias apenas durante o dia e tirando durante a noite.
A abdominoplastia tem como objetivo corrigir a flacidez da pele e reposicionar os músculos na região da barriga. Já a lipoaspiração é a retirada de gordura localizada no abdômen. Essas duas cirurgias podem estar associadas para conseguir um resultado ainda melhor para o paciente.

Pessoas que se enquadram como fumantes, portadores de doenças cardíacas, diabetes não controlada, hipertensão não controlada, doença do colágeno, condição autoimune e que tenham realizado cirurgias prévias nessa região devem ser avaliados pelo cirurgião, que será capaz de informar com clareza se a paciente está apto ou não a realizar essa cirurgia.

Depoimentos

Veja o que os pacientes dizem

Por que operar com o Dr. Tulio?

Médico Cirurgião Plástico com certificações internacionais, é referência em transplante capilar pela técnica FUE, lipoaspiração HD/LAD e lipolaser, abdome pós gestação, mamoplastia e rinoplastia, e atende no Leblon e em Duque de Caxias.

Assista o vídeo e entenda porque você deve realizar seu sonho com o Dr. Tulio